A educação infantil em tempos de quarentena na escola Galileo Galilei

Notícia

A educação infantil em tempos de quarentena na escola Galileo Galilei

E de repente nos vimos numa situação inimaginável.

Os meses foram passando e o fato da normatização de aulas on-line na educação não ser permitido, nos trouxe reflexões…como manter esse vínculo com nossos alunos e pais?

Eis o grande desafio! Inicialmente a equipe gravou vídeos que eram postados em nossas redes sociais. Professor Bruno de música, professor Peter de educação física e as professoras com atividades lúdicas.

Entretanto, percebemos que essa estratégia era positiva, porém precisávamos fazer algo mais para manter o vínculo afetivo!

Organizamos reuniões remotas com os pais de cada turma, a fim de trocarmos ideias, ouvirmos suas angústias e sugestões!

Decisão discutida, analisada e planejada: decidimos adquirir a plataforma Google Classroom Corporativo.

Equipe treinada para novos desafios com os encontros remotos! A participação dos pais nesses encontros é de fundamental importância nesse novo contexto! Professores e pais assumem novas posturas, com variados estímulos para conseguir êxito no envolvimento das crianças, já que o tempo de concentração nessa faixa etária é muito pequeno.

Outra grande preocupação da escola…como expor crianças tão pequenas às telas, já que isso vai contra nossos princípios educacionais, tendo em vista a ciência dos males que isso pode causar quando apresentadas precocemente à tablets, computadores, TVs e celulares.

Porém, nesse momento não tínhamos outra alternativa e decidimos arriscar!

Para nossa surpresa o resultado foi positivo, emocionante e alegre em busca de novos caminhos.

Sabemos que no processo de alfabetização não existe o certo ou errado no momento da escrita e sim pensamentos diferentes com levantamentos de hipóteses que são respeitados.

A mediação da professora, a interação com os colegas e a estimulação da família é um tripé relevante para que isso ocorra de forma lúdica, tranquila e prazerosa!

Sutilmente fizemos uma avaliação diagnóstica nos primeiros encontros, para avaliarmos o nível de conhecimento de cada criança e assim identificar o nosso ponto de partida. 

Os professores têm criado ambientes lúdicos em suas casas para a transmissão das aulas ao vivo, otimizando o aprendizado. Até a festa junina on-line, conduzida pelo professor Peter, de educação física, foi um sucesso! Com direito a Drive-thru de um kit junino, entregue aos alunos que passaram de carro na porta da escola!

Realizamos também uma live com a pedagoga, palestrante e consultora Priscilla Boy e as diretoras Denise Gaia e Vanda Costa, onde foi comentado dos novos desafios que a pandemia nos colocou, tivemos que aprender e reaprender, adquirir novas habilidades e competências, para que mesmo à distância possamos mediar o conhecimento.

Diante disso, temos a certeza que estamos buscando o melhor para os nossos alunos e seguimos fiéis aos nossos propósitos educacionais na formação de cidadãos éticos, conscientes, críticos e protagonistas no seu processo de aprendizagem!

Diretoria Galileo Galilei

Acompanhe a rotina da sua criança pelo App. Upnote

Além dos Canais de Comunicação tradicionais como telefone, e-mail, reuniões on-line e reuniões presenciais, a escola Galileo Galilei também oferece aos pais de alunos o acesso exclusivo às informações de rotina através do aplicativo Upnote. Nele você tem acesso à informações como horário do banho, sono e alimentação. O aplicativo também é uma agenda de atividades e mais um canal de comunicação das famílias com a escola.